A raiva, embora seja uma resposta saudável e normal em situações perturbadoras, pode ser intensa a ponto de causar violência. E, quando uma pessoa experimenta episódios regulares de comportamento irado ou imprudente, há um problema que precisa ser resolvido.

Quando uma pessoa experimenta episódios regulares de comportamento irado ou imprudente, há um problema que precisa ser resolvido.

Como lidar com ela

Felizmente, na vida, existem estratégias para tudo, incluindo para o controle da raiva excessiva. Se você enfrenta problemas com a raiva, siga 04 delas citadas a seguir para te ajudar a retomar o controle de sua vida.

Fazer uma pausa, respirar e dar uma volta é a primeira delas.  Parar e afastar-se de uma situação ou pessoa que a deixa zangada é a coisa mais prudente que se pode fazer, em vez de dar vazão à raiva. Essa estratégia de controle da raiva pode exigir uma volta de carro ou uma caminhada na praia, ou em outro lugar tranquilo. Praticar esportes ou malhar também pode ajudar a  canalizar um pouco da energia extra sem precisar agredir outras pessoas. Ler, ouvir música ou sentar-se sozinho em silêncio também pode ser muito eficaz. Cada uma dessas atividades são estratégias saudáveis ​​de controle da raiva.

Um segundo exemplo de estratégia saudável de gerenciamento da raiva é assumir que você está passando por um momento em que a raiva tem sido a emoção mais presente. Embora a raiva geralmente seja provocada por uma situação irritante ou um confronto com outra pessoa, a raiva na verdade pertence à pessoas com problemas. Somente a pessoa que está passando por problemas pessoais experimenta esses momentos.  E, somente a pessoa pode aprender estratégias de controle da raiva e como lidar com seus sentimentos de maneira saudável. Quando um indivíduo fica louco ou chateado, ele precisa tentar descobrir as razões de sua raiva, seja ela mágoa, medo, frustração, tristeza, confusão, ciúme ou o que quer que pareça desencadear a raiva.

Outra estratégia saudável de controle da raiva é olhar para trás, para aquelas situações que estão incomodando e tentar encontrar maneiras de fazer mudanças. Aprender a identificar a causa da raiva pode ajudar o indivíduo a evitar essas situações. A pessoa pode não só aprender a evitar esses incidentes, mas também pode escolher pegar o que aprendeu e tentar lidar com a situação sem entrar em frenesi.

Uma quarta sugestão em relação às estratégias de gestão saudável da raiva é confrontar a situação ou pessoa. Fale quem você acha que está (com calma, é claro…rs) para tentar determinar a raiz do problema. Você pode realmente descobrir que a coisa toda foi uma confusão, um mal-entendido. Tente pedir à pessoa ou às pessoas na situação para pensar sobre seu comportamento e, até mesmo ajudá-lo a mudar. Pode ser surpreendente o que as pessoas estariam dispostas a fazer para ajudar a outra que está tentando lidar com seus problemas com a raiva. Tudo dará certo. Se não, tem que haver espaço para aceitação. Às vezes, você deve simplesmente aceitar as situações e pessoas que você não pode mudar. Você terá que aprender a lidar com isso e deixar para lá!

Aprender estratégias saudáveis ​​de controle da raiva é, sem nenhuma dúvida, a melhor opção que alguém deve escolher. Num mundo violento em que vivemos, não há nenhuma sabedoria em ficar com raiva facilmente.

Existem muitos livros publicados sobre o assunto. Também existe uma grande variedade de informações disponíveis na Internet para aqueles que estão tentando lidar com sua raiva aprendendo estratégias saudáveis ​​de controle da raiva, incluindo neste site.

Espero sinceramente que essas dicas tenham de alguma forma te ajudado.

2 Comentários

  1. Eu tive muitos problemas em minha vida por isso. Pois eu sempre fui meio estourado, nervoso. Perdi muitos amigos assim. Hoje tenho consciência disso e consegui fazer muitas mudanças. Obrigado pelo excelente artigo!

    • Oi Ronaldo! Imagino o quanto vc sofreu e o quanto outros sofreram com o teu comportamento. Mas, fico feliz por sua constante mudança!

Escreva um Comentário