Você gostaria de começar a ser mais produtivo agora? Quer parar de perder tempo precioso e concluir seus projetos? Este artigo se concentrará em como ser mais produtivo.
A chave para se tornar mais produtivo com seu tempo é concentrar seus esforços na tarefa em mãos e eliminar distrações.”
Qual o segredo?
A chave para se tornar mais produtivo com seu tempo é concentrar seus esforços na tarefa em mãos e eliminar distrações.
As distrações vêm de duas fontes. A primeira fonte são coisas externas, como ligações, e-mails, redes sociais, interrupções de outras pessoas e assim por diante.
Para ajudar a combater essas fontes de distrações escolha se isolar por um período de tempo a cada dia, para obter um aumento real na produtividade. Desenvolva seus próprios métodos para “se esconder” do mundo exterior, por um período de tempo a cada dia, e você verá sua produção aumentar. Por exemplo, por que não desligar completamente o telefone celular por algumas horas? Que tal não ler nada em e-mails e redes sociais (claro, se a tarefa não envolver isso…rs) até que você consiga concluir o que você tem para fazer?
A segunda fonte de distrações vem de dentro. Infelizmente, essa é a fonte de distrações mais difícil de controlar. É difícil desligar-se de si mesmo. A principal culpada, por incrível que pareça, e a chamada multitarefa. Muitos estudos foram feitos sobre este assunto e mostram que a multitarefa reduz a produtividade, ao invés de aumentá-la. Nossas mentes só conseguem reter um pensamento por vez, e mudar de tarefa faz com que percamos o foco e o ímpeto, e força nossa mente a tentar “recuperar o atraso” continuamente.
Para se tornar mais produtivo, você deve dominar a arte de focar em uma coisa por vez e dar o seu melhor esforço e atenção, até que seja concluída a tarefa relacionada. Se o tédio se instalar enquanto você está trabalhando em sua tarefa, dê a si mesmo uma breve pausa e lembre-se de qual é o objetivo final para o qual você está trabalhando e qual é a recompensa para você.
Você precisa ter certeza de que a tarefa que escolheu para se concentrar é de fato seu item de maior prioridade. Muitos de nós caímos na armadilha de permanecer ocupados em vez de permanecer produtivos. Uma tarefa pode limpar montanhas de papelada de sua mesa, ou você pode ser melhor atendida movendo apenas uma folha de papel de alta prioridade ou retorno. Use a regra 80/20 para ajudar a encontrar as verdadeiras “joias” em sua caixa de entrada. A regra 80/20 diz que 80% dos ganhos que você recebe vêm de 20% de seus esforços. Descubra quais são os 20% de projetos de alto retorno e certifique-se de se concentrar em realizá-los primeiro.
E, claro, não se esqueça dos conceitos básicos de gerenciamento de tempo. Diga não a quantos projetos puder para ajudar a otimizar sua carga de trabalho. Tente “escolher” os projetos que você sabe de antemão que têm alto potencial de retorno e tente repassar os projetos de prioridade mais baixa. Delegue o máximo possível de atividades de retorno mais baixos. Calcule o valor do seu tempo e tente delegar atividades de baixo valor, mesmo que tenha que pagar a alguém. Isso é dinheiro bem gasto.
O aumento da produtividade está tão próximo quanto seu próximo pensamento. Lembre-se de que tudo conta. Cada ação que você executa, bem como aquelas ações que você não executa, podem ajudá-lo a avançar em direção à sua meta de aumento de produtividade. Lembre-se constantemente de sua necessidade de ser mais produtivo e de se disciplinar para fazer a coisa certa. Não se bata se tiver um contratempo, mas certifique-se de se recompensar de alguma forma, para cada ação que levar sua produtividade a subir um degrau.
Palavras-chave:
gerenciamento de tempo, sucesso, metas, motivação, autoajuda, negócios, conquista, desempenho máximo, aprimoramento pessoal, sucesso
2 Comentários
Legal. Eu preciso mesmo me organizar e tirar as distrações…Mas, ainda estou precisando de um coaching para me ajudar…
Oi Nalva! Continue acompanhando os artigos que falarei mais sobre isso. Sobre o Coaching, se tiver interesse podemos combinar algumas sessões online. Abraços!!!