Quer falar bem em público e ser ouvido(a)? Siga estas cinco etapas para ter certeza de fazer uma palestra informativa e eficaz.

Você deve conhecer o seu discurso bem o suficiente para falar com naturalidade durante a apresentação e olhar apenas ocasionalmente para suas anotações

Etapa 1: Pesquisa e Preparação

Considere o público para o qual você falará e certifique-se de que o tom e as informações sejam apropriados para esse público. Tente se colocar no lugar dele e pense sobre o que você quer que seja o resultado de seu discurso (por exemplo, fazer as pessoas se tornarem veganas ou deixarem de comer carne).

Obtenha o máximo de informações possível sobre o assunto de que trata sua palestra . Você também pode deixar um comentário ou se inscrever na nossa lista de e-mails para obter materiais adicionais que podem enriquecer sua palestra.

Etapa 2: escrever sua palestra

Antes de começar a escrever, faça uma lista de dois a cinco pontos principais que deseja apresentar. Escreva cada ponto em uma ou duas frases.

Seu discurso será mais eficaz se você planejar o que vai falar na abertura, fechamento e nas transições importantes. Organize a palestra logicamente com um começo, meio e fim. Em outras palavras, diga ao seu público o que você vai dizer e então resuma o que você disse.

Aqui estão amais dicas rápidas:

  • Comece com uma história que chame a atenção, uma pergunta (certificando-se de saber qual é a resposta), uma citação (para apoiar sua mensagem) ou uma piada de bom gosto.
  • Mantenha o tom e a atitude positivos.
  • Seja breve. Seu discurso deve levar menos de 20 minutos.
  • Diga ao público qual é o problema, qual é a solução proposta e quais ações eles podem tomar para ajudar.
  • Planeje uma conclusão rápida que resuma seus pontos principais.
  • Termine com um apelo forte e motivador para a ação. Inspire seu público!

Etapa 3: prática

Você deve conhecer o seu discurso bem o suficiente para falar com naturalidade durante a apresentação e olhar apenas ocasionalmente para suas anotações. Aqui estão algumas dicas para praticar:

  • Pratique sua fala pelo menos três vezes e pratique na frente de um amigo para obter feedback.
  • Ponha-se no ritmo. Seu público vai querer ouvir o que você tem a dizer, então fale claramente!
  • Gestos, movimentos e contato visual podem aumentar seu impacto, mas certifique-se de que sejam naturais e relevantes.
  • Tente não falar de uma tribuna. É uma barreira entre você e seu público. Coloque suas anotações nela e tente caminhar.

Etapa 4: Juntar Recursos Visuais

Os recursos visuais são um aspecto importante do seu discurso e ajudarão a tornar o material desconhecido e desafiador mais acessível para o seu público. Apresentações, fotos, gráficos e vídeos podem ajudá-lo a transmitir seu ponto de vista.

Lembre-se do seguinte:

  • Os recursos visuais devem ser simples e coloridos, mas lembre-se de que vermelho e verde são difíceis de ler à distância.
  • Reduza o texto ao mínimo – caso contrário, seu público não saberá se vai ler ou ouvir você.
  • Alguns slides ou gráficos eficazes podem ajudar seu público a entender sua mensagem, mas muitos podem distraí-los.
  • Os vídeos são uma forma poderosa de transmitir o seu ponto de vista.

Etapa 5: Lidar com as perguntas e respostas

Uma sessão de perguntas e respostas bem conduzida pode fortalecer sua credibilidade, demonstrar seu conhecimento e dar a você a chance de esclarecer e expandir suas ideias.

  • Faça uma lista de possíveis perguntas que as pessoas possam ter sobre o material que você está apresentando e prepare as respostas para essas perguntas.
  • Se alguém estiver sendo agressivo ou antagônico, simplesmente diga: “Ficaria feliz em conversar com você sobre isso com mais profundidade depois, mas tenho pouco tempo e preciso responder a perguntas adicionais”. Não deixe ninguém controlar a apresentação.

Agora que você sabe como preparar uma palestra, é hora de começar. Onde você fará sua primeira apresentação pública?

2 Comentários

Escreva um Comentário