“Se você acha que pode ou não pode – você está certo.” – Henry Ford
Suas crenças podem limitar ou liberar seu potencial.
Se você começar com “Esse não sou eu” ou “Eu nunca faria isso” ou “Acho que não fui feito para isso”, você limita o que é capaz.
Se, em vez disso, você disser “Estou aprendendo” ou “Acho que posso” ou “Vou descobrir”, ou “Se pode ser feito por alguém, pode ser feito por mim”, defina o estágio para realizar seu potencial.
No livro Unlimited Power: The New Science of Personal Achievement , Tony Robbins explica como suas crenças determinam seu potencial.
Escolha suas crenças com cuidado
Não deixe qualquer crença pousar em sua mente como uma mosca. Escolha as crenças que o apoiam.
Tony Robbins escreveu:
“De onde vêm suas crenças? Eles vêm do homem comum da rua? Eles vêm da TV e do rádio? Vêm de quem fala mais e mais alto?
Se você quiser ter sucesso, seria sábio escolher suas crenças com cuidado, em vez de andar por aí como um pedaço de papel pega mosca, pegando as que estiverem em pé.
Uma coisa importante a perceber é que os potenciais que exploramos, os resultados que obtemos, são todos parte de um processo dinâmico que começa com a crença. ”
O processo dinâmico de perceber seu potencial
Tony Robbins compartilha um modelo mental simples para a relação entre crenças, potencial, ação e resultados:
Suas crenças moldam seu potencial. Seu potencial determina suas ações. Suas ações determinam seus resultados. Seus resultados moldam suas crenças.
Expectativas de fracasso
Você obtêm o que espera. Se você espera falhar, você limita o que pode fazer desde o início. Você efetivamente limitou seu potencial ao limitar sua capacidade e ações, ao limitar suas crenças.
Se você acha que não pode se sair muito bem, não se esforçará muito. E muitas vezes, a diferença entre sucesso e fracasso se resume ao esforço.
Tony Robbins escreveu:
“Digamos que uma pessoa acredita que é ineficaz em alguma coisa. Digamos que ele disse a si mesmo que é um mau aluno. Se tem expectativas de fracasso, quanto de seu potencial ele vai explorar?
Não muito. Ele já disse a si mesmo que não sabe. Ele já sinalizou para seu cérebro esperar o fracasso. Tendo começado com esse tipo de expectativa, que tipo de ação ele provavelmente realizará? Eles serão confiantes, energizados, congruentes e assertivos? Eles refletirão seu potencial real?
Não é provável. Se você está convencido de que irá falhar, por que se esforçar ao máximo? Então você começou com um sistema de crenças que enfatiza o que você não pode fazer, um sistema que subsequentemente sinaliza ao seu sistema nervoso para responder de uma determinada maneira. Você explorou uma quantidade limitada de seu potencial. Você tomou medidas hesitantes e indiferentes.
Que tipo de resultados surgem de tudo isso? Provavelmente, eles serão bastante sombrios. O que esses resultados sombrios farão com suas crenças sobre os esforços subsequentes? Provavelmente, eles irão reforçar as crenças negativas que deram início a toda a cadeia. ”
A espiral descendente
Assim como o sucesso gera sucesso, o fracasso gera fracasso. Quanto menos você acredita que pode fazer algo, menos você age. Quanto menos você age, menos você aprende e menos pode fazer.
Você limita seu quadro de referência e sua capacidade de aprender e crescer, e de realizar todo o seu potencial.
Tony Robbins escreve:
“O que temos aqui é uma espiral descendente clássica. O fracasso gera o fracasso. Pessoas que são infelizes e que vivem ‘vidas destruídas’ muitas vezes não têm os resultados que desejam por tanto tempo que não acreditam mais que podem produzir os resultados que desejam.
Eles fazem pouco ou nada para explorar seu potencial e começam a tentar descobrir como podem levar sua vida aonde estão fazendo o mínimo possível.
A partir de tais ações, quais resultados eles alcançam? Claro, eles são resultados miseráveis que quebram ainda mais suas crenças, se isso for possível. ”
Grandes expectativas de sucesso
Comece com grandes expectativas. Se você começa com grandes expectativas, amplia sua capacidade de produzir grandes resultados.
Em vez de se limitar, você se fortalece para fazer grandes coisas.
Tony Robbins escreve:
“Vamos olhar para isso de outra direção. Digamos que você comece com grandes expectativas. Mais do que expectativas – você acredita com todas as fibras do seu ser que terá sucesso.
Começando com essa comunicação direta e clara do que você sabe ser verdade, quanto do seu potencial você usará? Provavelmente um bom negócio.
Que tipo de ações você vai tomar desta vez? Você vai se arrastar para fora e tentar uma tentativa indiferente?
Claro que não! Você está animado, cheio de energia, tem grandes expectativas de sucesso, vai lançar grandes armas. Se você fizer esse tipo de esforço, que tipo de resultados serão gerados?
Provavelmente, eles serão muito bons. E o que isso afeta a sua crença na capacidade de produzir grandes resultados no futuro? É o oposto do ciclo vicioso .
Nesse caso, o sucesso se alimenta do sucesso e gera mais sucesso, e cada sucesso cria mais crença e ímpeto para ter sucesso em uma escala ainda maior. ”
Pessoas engenhosas erram, mas se recuperam
Você não terá sucesso todas as vezes. Afinal, não há bala de prata para o sucesso perfeito. Mas se você puder aprender a se recuperar de cada contratempo e de cada decepção, aprenderá a ser mais engenhoso e a empilhar as cartas para o seu sucesso.
O sucesso é um jogo de números.
Tony Robbins escreve:
“As pessoas engenhosas estragam tudo? Claro que sim. As crenças afirmativas garantem resultados sempre?
Claro que não. Se alguém disser que ele tem uma fórmula mágica para garantir um sucesso perpétuo e perfeito, é melhor você pegar sua carteira e começar a caminhar na direção oposta.
Mas a história tem mostrado repetidamente que se as pessoas mantiverem os sistemas de crenças que as capacitam, elas continuarão voltando com ação e recursos suficientes para ter sucesso eventualmente. ”
Às vezes, simplesmente não ter uma crença limitadora é suficiente
Às vezes, as pessoas alcançam grandes feitos, simplesmente porque não sabiam que isso era impossível.
Tony Robbins escreve:
“Às vezes não é necessário ter uma grande crença ou atitude sobre algo para ter sucesso. Às vezes, as pessoas produzem resultados excelentes simplesmente porque não sabem que algo é difícil ou impossível. Às vezes, simplesmente não ter uma crença limitadora é o suficiente. ”
Qual é o desafio em sua vida em que, se você escolhesse uma nova crença, mudaria seus resultados?